Translate

sábado, 21 de julho de 2012

Assim Vai a nossa Imprensa Económica

Por qualquer razão que não entendo a Comunicação Social tem uma clara tendencia para se virar contra as empresas em geral. Já o mesmo não sucede relativamente a certas e determinadas empresas (em geral, grandes anunciantes)... Hoje chamou-me a atenção uma peça do Jornal de Negócios. Dizia, em título, que apenas 29% das 390.000 empresas pagaram IRC em 2010!!! Grandes ladrões!! pensa, naturalmente, o leitor mais apressado! Lendo a notícia, para alem do título, o caso muda de figura. Afinal há que adicionar cerca de 50.000 empresas que fizeram pagamento por conta (ou seja, anteciparam o pagamento) e também umas 130.000 que pagaram em 2010 IRC de anos anteriores (sabe-se lá com que dificuldades). Bom, tudo somado as empresas que pagaram IRC em 2010 foram mais de 290.000, ou seja, 75% do total ... Mas, mesmo as que não pagaram IRC pagaram outros impostos: Tributação sobre despesas (autónoma), IMI, Selo sobre uma infinidade de coisas, a famigerada TSU que não sendo tecnicamente um "imposto" é mesmo isso! etc. etc... E mesmo o IVA que é suposto ser um imposto sobre o consumidor é, frequentemente, absorvido total ou parcialmente, pela margem das empresas que em situações de mercado mais difíceis preferem não fazer a repercussão sobre o cliente... para não o perder. Tudo isto é sabido e ressabido pelos jornalistas do "Negocios" ou será ignorancia? mas a tentação é grande para apontar o dedo às empresas- essas malfeitoras!?! É por esta e outras como esta que decidi escrever "O Persistente".

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Sr Pacheco e a CRP*


Foi ontem na Quadratura do Circulo. O sr. Pacheco discorria sobre a suposta "raiva" que ataca "os de cima" e "os de baixo" nos tempos que correm. Raiva que decorre da "redução do espaço de manobra dos agentes políticos na actual situação".
Na preocupação de justificar as inqualificáveis diatribes do Bispo Ferreira contra o Governo, o sr. Pacheco vai de inventar a tal "raiva" que, na direita vai ao ponto de contestar a CRP.
Oh blasfémia! Oh vil traição!
A CRP está em vigor e, por isso não se discute! Pedro Ferraz da Costa, Vade Retro!
Pensávamos nós que o aggiornamento ideologico do Sr Pacheco já lhe permitia ouvir o que a maioria dos Europeus dirá de qualquer Constituição. Que  há normas que não são eternas e que ou se adapta ou... é adaptada pelas circunstancias!
Aliás o nosso Tribunal Constitucional acaba de fazer uma demonstração dessa adaptabilidade ao considerar Constitucional em 2012 o que considera inconstitucional em 2013 e seguintes...
Parece-nos que o sr. Pacheco deve tratar rapidamente ou em mudar de partido ou em fundar uma tendência PSD-ML**

* (Constituição da República Portuguesa)
**(marxista-leninista).

domingo, 15 de julho de 2012

O Persistente, sou Eu!


 Iniciei-me nas "lides empresariais" muito cedo...
Corria o ano de 1965, entrei para a Gerência de uma das sociedades familiares, uma empresa centenária   de reparações navais. Desde então nunca mais deixei de ser " empresário ".
 Tinha entrado no ano anterior para a Faculdade de Direito e decidido que seria nessa " casa" que encontraria as ferramentas que me permitissem, um dia, assumir em pleno as responsabilidades que agora visionava. Tinha 18 anos.
Rapidamente percebi como era diferente " o mundo "visto da Faculdade e visto do 3ºandar do nº6 da Av 24 de Julho...
Considero essa diferença a razão de ser deste Blog. O seu factor de diferenciação face a tantos outros de análise politica, social e económica ou de mera actualidade.
Serão os olhos, sentimentos e realidades da vivencia empresarial que guiarão as analises que aqui farei seja qual for o tema. Conheço bem "os cantos à casa" para poder fazer essa diferença. Prometo!