Translate

domingo, 6 de outubro de 2013

Autarquicas 2013 - a minha leitura


Uma análise não superficial dos resultados das Autarquicas encerra importantes diferenças face ás analises patéticas que vemos serem feitas nos meios de Comunicação Social - cada vez mais povoados de incompetetentes e de falta de objetividade .
Tenho para mim que Portugal tem muito melhor eleitorado do que políticos . Em multiplas ocasiões da nossa história recente, os votos têm- se  exprimido com  mais inteligencia do que a maioria dos nosso políticos .
Nas recentes eleições Autarquicas vimos, por exemplo, o Secrº Geral do PS reclamar para si estrondosa vitória porque tinha conquistado não sei quantas Camaras Municipais. É uma vitória RELATIVA e não estrondosa já que foi conseguida com menos 250 000 votos( ! ) do que nas eleições autarquicas de 2009 . Isso mesmo, um quarto de milhão de eleitores que foram engrossar a enorme legião de INSATISFEITOS ( abstenções , votos brancos , votos nulos e votos em movimentos independentes ).
O PS ganha Camaras porque perde menos votos do que o concorrente direto ( os partidos da Coligação Governamental) que perdem , como se previa, 574 000 votos para a já referida " legião de insatisfeitos ".
Pelas mesmas razões tambem consideramos patética a reclamação de vitória do CDS por ter conquistado mais algumas Camaras .
A haver um " vencedor " seria a CDU , com mais 12 000 votos do que em 2009 ( + 2,4% ). Contudo temos para nós que um Partido que passa de 9,8% para 11,1% e que tem o discurso político  da CDU, totalmente alheado das realidades estratégicas nacionais, tem uma vitória " de Pirro " que não lhe serve para praticamente nada .
O BE quase desaparece do mapa baixando 27,6% e demonstrando que a estratégia da demagogia e  do " não pagamos" não é aceite pelo eleitorado .
Todos os Partidos somados perdem 831 000 votos que foram absorvidos pelos descontentes e pelas candidaturas independentes e é neste ponto que se justifica uma nova reflexão .
Estes eleitores preferiram em grande parte a abstenção .( 660 724 ). Mas muitos foram os que votaram em branco ( 193 334 ou seja mais 98 380 do que em 2009 ) ou os que preferiram anular o voto (147 124 ou seja mais 78 027 do que em 2009 ). Foram tambem muitos os que preferiram candidaturas independentes - 344 566 . Todos estes votos somados deveriam ser mais do que suficientes para que NENHUM Partido clamasse vitória nestas eleições que podem ser o prenuncio de profundas mudanças no sistema partidario em Portugal .
Há muita gente, na classe política com" comportamento de avestruz". Que mantem um discurso negativo quando o eleitorado quer soluções realistas no quadro dos nossos compromissos internacionais. Que mantem um comportamento egoista quando o eleitorado quer mais exigencia e solidariedade nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário