Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Objectivos, prazos e avaliação ...

Quando me propuz iniciar estas publicações e criar um Blog foi, entre outras razões, para mostrar o modo de ver empresarial sobre a realidade económica e social .
Tenho-me apercebido ao longo dos anos que, embora a realidade seja uma só , a percepção que temos sobre essa realidade é muito diferente de grupo para grupo e de pessoa para pessoa .
Quando analisámos o MOU - Memorandum of Understanding , celebrado entre o Governo de então e a Troika , ficou claro , desde logo , que este era um compromisso sério, c/ um conjunto de objectivos , de medidas e de prazos e não apenas um elenco de medidas " para ir fazendo " conforme as possibilidades e as oportunidades .
Uma realidade a que, na vida empresarial, estamos habituados mas de que os políticos fogem " como o diabo da cruz ". Lembro-me , a propósito , ter lido ( há anos atrás ) declarações espantosas de um alto responsavel de uma importante Autarquia dizer que " em promessas calendarizadas e quantificadas é que não me apanham "... exemplar !
Pelo contrario , na vida empresarial, um programa é um conjunto de objectivos quantificados , um complexo de medidas calendarizadas e uma avaliação sistemática dos progressos ( e falhas ).
Fora disto, pode haver boas intenções, planos vagos, conversa fiada ... mas não um programa de trabalho sério e fiável.
Ora a Troika mostrou , desde logo, que não estava em Portugal para " conversas ". Montou um verdadeiro programa de trabalho ( com os tais objectivos, prazos e avaliações sistemáticas ). Como é normal, não é uma lista de medidas imutavel ( como tem defendido o PS ) é um programa dinâmico que tem de se ir adaptando á realidade e ás transformações que o próprio programa vai provocando .É isso que acontece nas avaliações trimestrais do programa.
E muito se enganam aqueles políticos ( como figuras importantes do PS ) que pensam que podem ultrapassar à má fila os representantes da Troika que estão e vêm a Portugal regularmente, curto circuitando-os junto das altas figuras da política Europeia . O recurso á " cunha " de alto nível é de tempos que já la vão - tempos mais " políticos " e menos "financeiros ".
 Os tempos hoje são de rigor . " Mon ami Miterrand " passou definitivmente á história .

Sem comentários:

Enviar um comentário