Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Touros em Viana


Desde que me lembro de ser gente recordo a tourada como ponto alto das tradicionais Festas da Sra da Agonia. Na velha praça de touros de Viana ainda que sob chuva (em Viana " 1º de Agosto é 1º de Inverno") tinhamos tourada.
Ao que parece este ano volta a haver apesar das "proibições" da Camara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) por ela declarada "cidade livre de touradas! ".
Não sei se esta arrogancia  dos actual e anterior Presidente do Município Vianense dá vontade de rir se de chorar. Ela é, aliás, típica de uma certa esquerda que se diz democrática mas, simultâneamente se arroga o direito de escolher o que o cidadão gosta de ver e apreciar. Uma esquerda que pratica uma nova censura aos cidadãos no seu íntimo, em nome de pseudo valores que a tradição não aceita e que nenhum referendo consagrou.
A tentativa de oposição da CMVC a este evento foi patética! Invocar as normas do plano director municipal (PDM) para "proibir" a tourada é ridículo e  lembra outras épocas e latitudes. Que diriam estes senhores se outros Municípios de norte a sul se lembrassem dos respectivos PDMs  para proibirem festivais de verão (com dezenas de milhar de participantes) em areas protegidas , festas e romarias??
Esta esquerda festiva só não aceita a "festa brava" que relegou para o novo "index". Felizmente, os touros em Viana tiveram, desta vez, a seu favor o poder judicial que o anterior presidente - Defensor Moura (esse mesmo, o candidato Presidencial que teve menos votos do que na eleição municipal) não teve coragem de referir na TV . Preferiu atribuir essa "aleivosia" ao Governo! O Governo agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário