Translate

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Finex Textil Fechou

Vem hoje na imprensa . A Finex Textil fechou . Á primeira vista parece apenas mais uma ( triste ) notícia de mais um encerramento de uma empresa em dificuldade , com o habitual cortejo de lamentos e de reividicações de salários e indemnizações . Acontece que a FINEX é um caso especial e paradigmático.
Primeiro, porque é uma empresa Finlandesa a operar em Portugal há 44 anos.
Segundo, porque durante este período chegou a ganhar prémios de excelência , como o que durante anos foi atribuido pelo Diario de Notícias.
Terceiro, porque a sua produção não era apenas mais tecido ou mais confecção. São fatos para exportação em tecido de alto valor acrescentado para motards e esquiadores, por exemplo.
Aqui está, portanto, um caso de uma empresa que contraria os habituais lugares comuns que se ouvem dos comentadores e no discurso de sindicalistas , partidos políticos e afins. Não é uma empresa mal gerida , nem de oportunistas que deixam o dinheiro das exportações no estrangeiro nem das que tem um modelo de negócio de baixo valor acrescentado e pouco inovador baseado em mão de obra barata. Nada disso.
Então porque será que chegou ao fim da linha em Portugal depois de um calvário de lay off?
A resposta é simples. Na carta enviada aos trabalhadores os gestores da FINEX alegam "os custos de produção muito elevados em Portugal". Tão simples quanto isso. A merecer profunda reflexão e medidas rápidas sob pena de Portugal passar rapidamente á era post - industrial da pobreza e do desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário