Translate

domingo, 9 de setembro de 2012

Tintura em Cima da Ferida (as Medidas do Governo para 2013) parte II

A medida de redução da TSU*/aumento dos descontos para a Segª Social, que tem o nosso acordo de princípio, pode ser um instrumento poderoso na melhoria da competitividade do País e não apenas das empresas beneficiadas.
Nas que concorrem com empresas estrangeiras (nos mercados doméstico e internacional) abre-se a possibilidade de ganhar clientes via desconto nos preços já que, nas industrias de mão de obra intensiva, a economia proporcionada pela redução da TSU será significativa. As empresas que não precisarem de baixar preços encontrarão na redução da TSU suporte para financiar novos investimentos e, consequentemente, aumentar a produção e o emprego.
Nas empresas  não  sujeitas á concorrencia internacional (onde avultam as grandes prestadoras de serviços - EDP, PT, GDP, REN, ADP, etc) a questão tem especificidades muito relevantes. Como não estão sujeitas á concorrencia internacional, os acrescimos das suas margens (de resultados) proporcionados pela redução da TSU deverão ser repercutidos nos preços dos seus fornecimentos (energia , telecomunicações, agua) aos consumidores domésticos e empresariais.
É imperativo que as Autoridades Reguladoras e o Governo estejam atentos a esta redução nos preços ao consumidor pois ela contribuirá para atenuar os sacrifícios da população em geral  (especialmente afectada pelo aumento dos descontos) e, ainda, para melhorar os custos em fornecimentos (FSE's) ás empresas, assim se gerando uma "nova vaga de competitividade" .
Esta contribuição extraordinária dos trabalhadores que têm emprego resultará, assim, em benefício das empresas  e também em seu próprio benefício pois terão preços mais baixos nos seus consumos correntes e mais segurança de emprego. Será, ainda, um esforço temporário de solidariedade concreta dos que têm emprego em benefício dos que não têm e do País.
Isto de ver sempre "o copo meio vazio" não é via para o sucesso. Desta vez, apesar de tardiamente , o Governo anunciou para 2013 uma medida dolorosa mas com potencial estratégico para melhorar a nossa economia - "tintura em cima da ferida"!
    
* TSU- Taxa Social Unica (Contribuição das empresas para a Segurança Social)

Sem comentários:

Enviar um comentário