Translate

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um País á beira de um AVC

Quando penso no nosso País a imagem que me ocorre é a do título .
Os "comportamentos de risco" têm sido uma constante pelo menos desde 1995.
Do lado de 5 Governos e durante decada e meia ,o que se verificou foi a primazia ao " bem estar" político - partidario com a preocupação de comprar boas sondagens e melhorar resultados eleitorais.
Cabem aqui as políticas de investimento público de rentabilidade duvidosa ou com uma relação custo / benefício pouco razoavel (  SCUTS, Parque Escolar etc )  . E , tambem, a engorda dos quadros da Administração Pública central , local e regional onde se foram sobrepondo camadas de Funcionariso Públicos ou equiparados, recrutados pela côr política, com o cortejo de mordomias de quem olha para o Estado como a "arvore das patacas" .
A comparação com os grupos de risco não fica por aqui . Tal como estes , os sucessivos governos ignoraram ou fingiram ignorar  e maquilharam , disfarçaram,  os seus problemas de Finanças Públicas recorrendo a fantasias, mentiras e subterfúgios .
Em contrapartida, ao longo destes15 anos,  a falta de uma estratégia de treino,  de rigor,  foram uma constante com a consequente perda de dinamica dos membros . No corpo são os membros , no País são as empresas e a economia . Ao longo destes 15 anos,  o País não teve uma estratégia clara de aumento das exportações e de transferencia de recursos do comercio interno para a industria e as exportações .Temos" n " grandes shoppings  pelo País fora, mas mantivemos a exportação ao nivel de há 20 anos  ! Deixamos à contrução e obras pública grande parte do nosso crescimento económico .
Temos , portanto, um país obeso e um corpo destreinado , sem agilidade e com pouca energia .
O mais elementar bom senso aconselharia uma mudança radical e a redefinição de uma estratégia e comportamentos diferentes. Gastar menos , poupar mais , fazer uma dieta rigorosa ( de acordo com a prescrição médica ) , abandonar zonas de conforto , treinar , transpirar .
Alguem gosta de um programa destes após anos de maus hábitos ? Claro que não . Por isso os cemitérios estão cheios de obesos que não mudaram de comportamentos com rapidez e rigor .
Com Portugal passa-se algo de semelhante e o resultado encaminha-se para o desastre por incapacidade de mudança do corpo social .
 Gostaria de estar enganado mas , como se verá nos próximos dias , mudar é muito mais difícil do que parece.  Nos Países .como nas pessoas .

Sem comentários:

Enviar um comentário